Tempo de leitura: 7 minutos
14 passos para se tornar um profissional de alta performance
Será que você é um profissional de alta performance? Você costuma receber elogios pelo seu trabalho?
Você é um especialista na sua área e seus colegas sempre acabam tendo você como referência e pedindo conselhos?
Pois bem, o fato é que se tornar um profissional de alta performance não aumenta somente o salário e a chance de evoluir na carreira profissional, mas também se torna uma fonte de satisfação pessoal e orgulho.
Para isso é preciso ter metas bem definidas para atingir seus resultados, demonstrando que possui experiência, potencial, que são características fundamentais para alcançar este nível de sucesso profissional.
Então, se tudo o que você deseja é assumir o controle seu desenvolvimento e se tornar um profissional de alta performance, continue lendo e veja essas dicas que vem a seguir:
1º) Aprimore-se
Se você quer ser um profissional de alta performance, a única coisa que você nunca deve fazer é se acomodar com o que já tem pois é importante que você melhore continuamente o seu desempenho, superando expectativas e atingindo metas.
A internet hoje possui muito conhecimento disponível ao alcance de todos, então, uma boa dica é procurar conteúdos como webinários, acompanhar outras referências da sua área e também participar de seminários que agreguem conhecimento para sua habilidade.
2º) Conheça seus concorrentes
Identifique na sua área quem se destaca, quais as empresas que ocupam um bom lugar no mercado e quem são os líderes do seu nicho de atuação, fazendo todo o possível para alcançar e até mesmo superar a sua concorrência.
Defina também aquelas características que você considera importantes para atingir os níveis de desempenho que você almeja e se desafie constantemente a alcançá-los.
3º) Mostre o que você fez
Nesse aspecto é preciso cuidado para não se tornar chato, entretanto é fundamental que você mostre aos demais aquilo que você realizou e que conseguiu conquistar, embora muitas pessoas ainda fiquem com o pé atrás nesse ponto.
O fato é que receber elogios de colegas e também dos clientes é algo que estimula você e ainda pode gerar futuras promoções.
Logo, se você quer mudar de empresa uma boa ideia é se assegurar de que tem exemplos bastante sólidos e mensuráveis do seu sucesso na empresa atual, a fim de se destacar.
4º) O momento de agir é agora
Se você é do tipo de pessoa que tende a adiar as tarefas para quando tiver um tempo, reveja esse tipo de comportamento o mais rápido possível pois profissionais de alta performance não tem como característica a procrastinação de tarefas.
Isso porque esses profissionais são considerados por que atuam de maneira decidida e rápida.
Então saiba que independentemente da sua profissão, é fundamental que você aja agora pois esse é o momento certo.
5º) Tenha um mentor
Muitos profissionais de alta performance contam com a ajuda de um mentor que possa oferecer conselhos para o desenvolvimento de sua carreira e também na sua rotina profissional.
Isso porque, para desenvolver-se profissionalmente, é importante estar cercado de pessoas com qualidade profissional.
Uma boa dica é organizar até mesmo alguns encontros periódicos para debater os planos e objetivos pois é isso que torna um profissional motivado e comprometido com o seu desenvolvimento
6º) Tenha seu próprio método para se concentrar
Desenvolva você mesmo o método próprio que pode ser uma rotina mensal ou até mesmo ritual pessoal para que consiga atingir toda a atenção que necessita para suas atividades
O importante é que você faça qualquer coisa que faça sentido para você e que o ajude a manter a mente organizada e o foco no planejamento estabelecido.
7º) Escutar é importante
Para ser um profissional de alta performance é preciso aprender e nada melhor para aprender do que está disposto a ouvir, feedbacks, dicas, sugestões e também críticas de outras pessoas.
Por isso, não perca nenhuma oportunidade de aquisição de conhecimentos que sejam novos e relevantes para o seu futuro profissional.
8º) Assuma aquilo que for de sua responsabilidade
Uma das características dos profissionais de alta performance é que mantém sua palavra e mantém também o seu foco na qualidade do seu trabalho.
Caso, por algum imprevisto, não seja possível cumprir aquilo que foi prometido, trate de negociar imediatamente novos prazos e condições.
Caso algo de errado aconteça, assuma seu erro e busque logo uma nova alternativa de fazer as coisas darem certo pois isso demonstra que as pessoas sempre poderão esperar o melhor de seu trabalho e do profissional que você é.
9º) Pensamento positivo é muito Importante
Isso não quer dizer que você tenha que achar que tudo ao seu redor é maravilhoso, entretanto, se você não tem opção o melhor a fazer é manter-se otimista e com pensamento positivo a respeito disso.
Certamente você só terá benefícios ao começar a enxergar o lado positivo das coisas, das pessoas e das situações
10º) Não tema os desafios
Nada faz com que um profissional cresça mais do que os desafios e se você quer ser um profissional de alta performance, deve ter um apreço especial por aquelas tarefas que a maioria considera difícil ou desagradável.
Por isso, esteja sempre pronto e determinado a solucionar aqueles problemas que aparecerem e você vai se surpreender a quantidade de vezes que a resolução dele aparece quando você menos espera de uma forma bem mais fácil do que imaginava.
11º) Estabeleça suas metas pessoais
Um profissional de alta performance também tem uma vida pessoal e para que tudo ande alinhado é preciso que você também se comprometa com suas metas pessoais de uma forma que elas complementem o planejamento dos negócios.
O fato é que não existem profissionais de alta performance que não possuem objetivos pessoais bem definidos, que sejam capazes até mesmo de superar aqueles da empresa.
12º) Não fique triste com os erros, aprenda
Todo mundo está sujeito a errar e se equivocar e nem sempre é possível chegar ao seu objetivo de uma maneira tão direta.
O diferencial de um profissional de alta performance é que ele considera o fracasso como uma grande oportunidade de aprender e não como o insucesso com o qual ele deve perder tempo se lamentando.
13º) Cuide bem do seu tempo
É fundamental que você reflita sobre o seu estilo de vida, de trabalho e como as suas tarefas diárias são realizadas.
Depois disso, não tenha medo de dizer não para as pessoas caso exijam de você um tempo do qual você não pode dispor.
Além disso, otimize as suas tarefas e cuide para que o tempo seja sempre bem aproveitado pois um tempo bem utilizado vale mais do que muitas horas de dispersão.
14º) Seja comprometido com o seu próprio desenvolvimento
O profissional de alta performance deve sempre se comprometer a aprender diariamente, não sendo complacente no que diz respeito às possibilidades de adquirir ou desenvolver novos conhecimentos e as suas habilidades.
Lembre-se que você não precisa fazer uma grande e inovadora descoberta todo dia, entretanto, é preciso saber tirar pequenas lições, montando o seu conhecimento e experiência.
Pronto! Agora você já sabe como ser um profissional de alta performance.
Aproveite!
Gostou das dicas? Elas fazem sentido para você?
Se você acha que esse artigo por ajudar alguém compartilha com esse amigo ou amiga.
Deixe seu comentário sobre o artigo aqui embaixo para eu saber qual foi a sua impressão sobre o assunto, ok?!
Nos vemos em breve!
Grande abraço!