4 Técnicas simples para você vencer a procrastinação de vez

Tempo de leitura: 6 minutos

4 Técnicas simples para vencer de vez a procrastinação de vez

Constantemente escutamos que o segredo para realizar tudo com 100% de entrega é abusar da força de vontade.

Antes de nos abraçarmos a isso, é bom entender que mesmo a nossa força de vontade tem variações, assim como nosso humor, nosso estado de espírito.

Nós podemos esgotá-lo também, podemos acordar algum dia desejando menos aquele objetivo final que antes acreditávamos ser o segredo de todas as perguntas de nossa vida.

Força de vontade é importante sim, mas não é a única solução, faz parte de um conjunto de técnicas simples para vencer de vez a procrastinação.

O ato de procrastinar está impregnado no ser humano.

Somos especialistas em deixar situações que não oferecem “perigo” imediato, que não influenciam diretamente em nossos resultados, para mais tarde.

Desde criança damos um jeito de enrolar nossos pais para entrar no chuveiro ou para jantar enquanto estamos no meio de alguma brincadeira.

Na escola, muitas vezes passamos a lidar de forma preguiçosa ainda mais deliberadamente, manipulando nossos afazeres de acordo com as datas de entrega.

Adiantar tudo seria quase um ato de exclusão dentro de uma sala de aula.

Nesses casos, entregar o trabalho no limiar do prazo não quer dizer de forma alguma que a lição foi corrigida e aperfeiçoada, na verdade, quer dizer que as palavras provavelmente foram escritas poucos minutos antes da entrega.

Se sofremos tantas influências internas e externas para atrasar o desenvolvimento de nossas habilidades e de nossas tarefas, como fazemos para reverter isso?

Basta seguir algumas técnicas simples para vencer de vez a procrastinação, todas elas relacionadas à criação de hábitos na sua rotina:

Horários

Você tem total noção de que há diversas tarefas para realizar durante o dia (algumas delas já atrasadas), e pretende organizar o cronograma diário mentalmente, considerando no momento o que pode ser mais importante. Não faça isso.

Pegue esse pedaço de papel e caneta do seu lado (que em algum dia um pouco mais inspirado você deixou aí para fazer exatamente o que eu vou falar agora) e anote todas as etapas do dia seguinte, quem sabe da semana inteira.

Organize-as por prioridades e por características das necessidades.

Se é para você mesmo e pode esperar, então a prioridade é menor.

Caso seu chefe esteja pedindo algo faz tempo, não custa nada reservar mesmo que um dia inteiro para cumprir isso e se sentir mais aliviado.

Rotina

Se dentro do gráfico que seria exposto sobre a sua rotina observarmos duas horas dedicadas apenas para redes sociais no celular e computador, então precisamos conversar.

Na verdade, elas podem ser muito úteis para quem quer parar exatamente de procrastinar.

Se você tem contato fácil com alguém que esteja ligado ao próximo trabalho que deve resolver, o Whatsapp e o Facebook podem ser ferramentas de auxílio.

Agora, parar para checar vídeos sem sentido e de filhotes de animais ininterruptamente vai fazer com que o seu cérebro não se concentre de forma definitiva em nada.

Assim, chegamos a conclusão: Reeduque-se dentro de sua rotina.

Se você sempre procrastina na hora de começar a realizar exercícios físicos, por exemplo, comece devagar, vá tomando seu tempo para fazer as atividades, mas não deixe de fazê-las, siga o plano estipulado por você ou por algum profissional.

Sempre que possível, perceba e coloque no papel todos os seus avanços.

Perceber a evolução é uma forma de se manter empolgado para que você crie de vez o hábito de fazer tais exercícios.

Vez ou outra você pode sair da direção, extrapolar em um final de semana, mas não é motivo para desanimar, basta voltar com tudo e lembrar que independente das derrapadas, o hábito está sendo construído.

Apenas lembre-se de colocar, nesse caso, uma boa alimentação também na lista, já que uma coisa depende da outra.

Planejamento minucioso

Colocar nesse mesmo papel que está por perto que você tem como meta ser o próximo tripulante brasileiro a chegar na lua não é a forma correta de fazer um planejamento.

Procrastinar é um ato que vem de dentro, por isso, não podemos nos enganar.

Metas inalcançáveis a longo prazo podem ser estipuladas, sim, mas para alcançá-las, você terá de realizar muitas e muitas tarefas menores, que devem ser identificadas e transcritas também, tudo pela sua motivação e entusiasmo, além da organização.

Uma das técnicas simples para vencer a procrastinação é dissecar todos os seus planos, sendo bem fiel a você mesmo, respeitando suas limitações, que aliás, leva-nos ao próximo tópico.

Continue sendo você

Procrastinar é um hábito, você não nasceu preguiçoso, ninguém nasceu!

Passar a seguir algumas dicas contra a “arte” de deixar as coisas para depois também não te transformará em um robô eficiente 24 horas por dia.

Comece pelas pequenas coisas, do tipo evitar encarar o celular até que tenha tomado um café da manhã reforçado, por exemplo.

Quando começar a praticar ou estudar qualquer coisa nova, largue a falsa ideia de que da para virar um gênio naquela prática em questão de dias, pois a única coisa que vai alcançar se atuar dessa forma é a frustração.

Enquanto você vai melhorando em qualquer projeto, vai sentindo-se mais animado, por mais que seja uma pequena evolução.

Se a sua ideia é aprender a trabalhar com madeira, por exemplo, e você não tem lá muita noção de como colocar isso em prática, mas tem um amigo que entende bastante do riscado, não sinta-se envergonhado em pedir umas aulinhas, um empurrão para começar a andar por conta própria.

Outra técnica simples para vencer de vez a procrastinação é fazer tudo que estiver disposto com paciência e inteligência.

Mesmo que não seja o trabalho dos seus sonhos, mas ao notar uma melhora na prática, seu “gás” se elevará naturalmente.

Além disso, é importante tomar decisões que pareçam arrojadas para você, mas que destravam empreitadas que poderiam ter começado faz tempo.

Gostou das dicas? Elas fazem sentido para você?

Se você acha que esse artigo por ajudar alguém compartilha com esse amigo ou amiga.

Deixe seu comentário sobre o artigo aqui embaixo para eu saber qual foi a sua impressão sobre o assunto, ok?!

Nos vemos em breve!

Grande abraço!

2.3/5 - (3 {votos})

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *