5 Dicas para você eliminar a procrastinação da sua vida

Tempo de leitura: 6 minutos

Dicas para eliminar a procrastinação da sua vida

Fisiologicamente falando, a falta de impulsos adrenalizados em nosso corpo é um dos grandes culpados por um hábito nada recomendável do ser humano, a procrastinação.

Somos mestres em deixar para depois tarefas que poderiam muito bem ser realizadas no próprio momento, pois se percebemos que temos mais tempo hábil pela frente para efetuar o serviço, desviamos nossa atenção sem grandes sentimentos de culpa.

Exatamente por isso, separamos algumas dicas para eliminar a procrastinação da sua vida através de pequenos passos, que se reunidos, farão uma grande diferença no final do dia.

Precisamos de adrenalina e de foco em nosso dia a dia. Se o seu trabalho não te fornece esse estímulo lembre-se sempre do porque você está fazendo aquilo, quais são os seus objetivos futuros que te fazem entrar em movimento e encarar missões não tão agradáveis assim.

Pode parecer difícil, mas quando há foco vai deixando de ser. Confira a seguir algumas dicas para evitar a procrastinação. Aproveite!

1. Vislumbre o Futuro

Você precisa iniciar o trabalho, talvez em frente ao seu computador, mas não encontra inspiração o bastante para fazê-lo com a concentração exigida.

O primeiro passo para sair dessa “esquina” é focar e idealizar o alvo. Se o objetivo ainda estiver distante, busque-o todos os dias durante a caminhada, para que o processo de procrastinação não acabe entrando de espreita, afetando suas sinapses, diminuindo o seu ritmo.

Uma das melhores dicas para eliminar a procrastinação da sua vida é a concentração na meta, assim, etapas menores são vistas como necessárias e potencialmente até mais simples, já que o horizonte é ainda mais amplo.

2. Retire distrações de perto

Estamos na era da tecnologia avassaladora, avançando sem escalas ou barreiras ao ponto de provocar manifestações de receio pelo que pode vir a acontecer no mundo, por parte de gênios contemporâneos como Stephen Hawking.

Isso explica por si só o fato de você estar o tempo todo tentado a se fazer presente nos pontos de comum encontro na internet.

As redes sociais são verdadeiras iscas de atenção, se você não se policiar com relação a isso, se tornará mais um enfeitiçado pelo que já se transformou em uma condição aparentemente irrevogável do ser humano: Estabelecer contato 24 horas por dia, mesmo que parta apenas do seu lado, sem contrapartida.

Fechar as abas e deixar o celular afastado (caso ele não se faça necessário na tarefa) é uma ótima forma de ganhar minutos ou mesmo horas por dia.

3. Planejamento dentro das suas próprias características

Se a sua procrastinação tem a ver com a necessidade de um roteiro de atuação com mais de 24 horas, com uma tarefa colada na outra basicamente o dia inteiro, sendo que isso não foi uma condição imposta (trabalho, por exemplo) para você, então talvez fique aparente a necessidade de readaptar os planos cotidianos para que todos eles possam ser cumpridos de forma satisfatória, sem extenuar você e provocar um estado de inércia perante ao próximo desafio.

Se uma hora e meia de exercícios físicos pode ser remanejada para outro dia um pouco mais tranquilo, faça isso.

De nada adianta querer fazer tudo no mesmo dia e acabar deixando as últimas etapas de lado e se encaminhando para encontrar uma boa e velha amiga: Preguiça.

Outra ótima dica para eliminar a procrastinação na sua vida é programar tudo de acordo com a prioridade.

Se você tem contas que já estão para vencer, coloque-as em primeiro plano, largue o site de notícias esportivas ou o encontro com as amigas para almoçar, caso vá presencialmente à agência.

Se precisar, liste tudo isso, quanto mais perto dos seus olhos estiverem suas “missões” determinadas para o dia, menos tempo elas estarão em algum espaço perdido, vagando pelo seu cérebro, demandando resgate.

AH! Não se limite a escrever apenas as tarefas que devem ser realizadas para ontem, mas anote também tudo que pode esperar mais um pouco, como adquirir algum objeto que facilitaria de alguma forma a sua vida ou mesmo uma seleção de filmes que podem acrescentar culturalmente em algum aspecto da sua vida.

4. Não seja um procrastinador de carteirinha

Hábitos e costumes moldam nossas vidas de forma definitiva. Se alguém que não entende absolutamente nada de música cria o hábito de tocar violão todos os dias, mesmo que apenas por uma hora, buscando estudar a teoria enquanto desenrola na prática, em pelo menos um ano criará uma boa intimidade com o instrumento, terá uma ou outra música nos dedos.

Se nos habituamos a olhar para o celular de cinco em cinco minutos, mesmo sabendo que a probabilidade de haver algo novo por lá é pequena, perderemos uma quantia considerável dos 1440 minutos durante um dia.

5. Disciplina de um monge

Ok, talvez haja algum exagero em indicar que você deva se comportar como um monge tibetano durante suas meditações, mas lidar de forma competente com suas tarefas diárias requer um grande dose de foco e disciplina, mesmo de treinamento e hábito, principalmente se sua rotina não for regrada e seu trabalho exija produção independente do horário, diferente dos tradicionais, em que você entra, faz o que tem que fazer e vai embora.

Para criar uma rotina produtiva trabalhando de casa, por exemplo, uma das dicas para eliminar a procrastinação da sua vida é elaborar um período de intensidade, mais uma vez, se afastando das distrações que possam surgir no conforto do lar, mantendo um ambiente que se aproxime ao profissional.

Siga semanalmente os períodos de maior criatividade e energia, não há nada de errado em trabalhar em horários pouco convencionais caso o resultado seja melhor e o hábito seja estabelecido.

Lembre-se que para eliminar de vez a procrastinação da sua vida é necessário desenvolver esses hábitos listados até que tudo comece a fluir da forma mais natural possível, sem exigir esforço mental.

Uma rotina bem elaborada é capaz de eliminar a procrastinação e se tornar muito mais produtivo. Invista nessa ideia!

Deixe seu comentário sobre o artigo aqui embaixo para eu saber qual foi a sua impressão sobre o assunto, ok?!

Nos vemos em breve!

Grande abraço!

Quantas esse post merece?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *